Hidratação no tempo frio
Beber água no inverno aquela tortura que ninguém merece!
No verão é considerada um néctar excecional, no inverno uma bebida a eliminar. Quando o corpo pressente a aproximação do líquido em questão, apressa-se e coloca uma placa à entrada da faringe com o aviso "temporariamente encerrada, reabre em meados de abril". Ainda assim, o organismo continua a precisar de hidratação no inverno. Apesar da perda de líquidos ser menor nesta estação, a água mantém-se indispensável ao seu bom funcionamento.
É verdade que parte da água diária pode ser obtida através dos alimentos. A sopa, por exemplo, é um excelente veículo. A inclusão regular de hortícolas e frutas também contribui para uma hidratação adequada. Contudo, estes alimentos não são suficientes para suprir as necessidades hídricas diárias, pelo que continua a ser essencial ingerir água em estado líquido.
Mas não desespere, porque há estratégias para contornar a questão da temperatura e do sabor da água!
Para quem prefere soluções práticas e rápidas, basta preparar chá ou uma infusão de ervas (que já se compram num saquinho) e consumir ao longo do dia. Estas bebidas podem ser colocadas em recipientes herméticos para manter a temperatura e facilitar o transporte para o local de trabalho.
Outras sugestões passam por acrescentar separadamente ou em conjunto especiarias (canela, gengibre, anis, etc.), frutas (maçã, ananás, limão, lima, laranja, etc.) e ervas aromáticas (hortelã, tomilho, alecrim, etc.) de forma a aromatizar a sua bebida, salvo contraindicação.
Portanto, vale a pena experimentar diferentes infusões e ir variando os ingredientes para não ingerir sempre as mesmas substâncias.
Consulte aqui as sugestões de receitas para aromatizar a água no inverno e transforme a hidratação num gesto simples e até apetecível nos dias frios.

